Mairiporã (SP) – Os campeões do Brasileiro de Enduro para motocicletas foram definidos nesta segunda-feira (15/11), em Mairiporã (SP), palco da sexta e última rodada dupla da temporada 2021. O grande destaque foi o piloto capixaba Bruno Crivilin, da equipe Honda Racing, que conquistou o tetracampeonato da classificação geral e da categoria E1. A final teve a inédita presença do italiano Alex Salvini, campeão mundial da modalidade em 2013 pela categoria E2.

Além do Super Prime, corrida promocional que abriu a programação do evento no Ginásio de Esportes Florêncio Pereira, o “Sarkizão”, a prova que marcou a entrada de Mairiporã no calendário do Brasileiro de Enduro teve como palco as belas trilhas e paisagens da região da Serra da Cantareira. O circuito montado para as disputas decisivas somou 55 quilômetros, incluindo três especiais (trechos cronometrados). Os pilotos completaram três voltas no percurso neste domingo e feriado (14 e 15/11), sendo que a primeira passagem pelas especiais serviu como reconhecimento.

Além de Mairiporã, o campeonato teve provas nas cidades de Itapema (SC), Patrocínio (MG), Novo Horizonte (SC), Aracruz (ES) e Nova Bréscia (RS). “O Brasil é um país maravilhoso, diverso e enorme, por isso temos condições de fazer provas com todos os tipos de trilhas e possibilidades técnicas. Passamos pelo terreno liso do Rio Grande do Sul, pelo barro de Santa Catarina, pelas pedras de Minas Gerais, pelo chão duro do Espírito Santo e por São Paulo, em uma região que surpreendeu pela qualidade das trilhas”, conta Maurício Brandão, promotor do Brasileiro de Enduro.

Ele lembrou a importância dos patrocinadores e dos responsáveis pela organização local das provas. “Temos parceiros fundamentais para executar o campeonato com essa grandeza. Mesmo com a situação que o mundo vive por conta da pandemia, entregamos uma competição plena e com muita qualidade técnica, realizada com perfeição. É fundamental destacar o suporte dos nossos patrocinadores, apoiadores e parceiros, agradeço demais o empenho de todos. Os organizadores locais também foram importantíssimos para o sucesso do campeonato. Agora vamos colher os frutos de todo esse esforço porque 2022 já está aí. Aguardem boas novidades”, garante Brandão.

O campeão mundial Alex Salvini, entre muitas fotos e autógrafos para os fãs, aprovou a estreia no Brasileiro de Enduro. “Foi uma ótima experiência. Eu não sabia o que esperar, e no fim encontrei um bom evento, com uma organização eficiente, e nível alto entre os competidores. É incrível ver tantas motos por aqui, isso mostra que o enduro no Brasil é visto e gera muita paixão nas pessoas. Umas das melhores coisas foi o pessoal daqui, que é muito apaixonado e caloroso. Quero voltar no futuro”, conclui o italiano.